O que é Andragogia

Andragogia

A Andragogia, derivada dos termos gregos “andros” (adulto) e “agogos” (conduzir), é a ciência que estuda a educação de adultos. Contrapondo-se à Pedagogia, focada na educação infantil, a Andragogia reconhece as características e necessidades específicas dos aprendizes adultos.

Inicialmente, é essencial reconhecer que os estudantes adultos necessitam de uma atenção especial às experiências e conhecimentos acumulados ao longo de suas vidas. Além disso, é fundamental implementar ações que os ajudem a estabelecer conexões entre o que estão estudando e a realidade que enfrentam diariamente.

Assim, fica claro que o ensino para adultos não se enquadra no campo de atuação da pedagogia em seu sentido tradicional. Em outras palavras, não se pode abordar a educação de adultos com a mesma perspectiva utilizada no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Diante disso, é essencial considerar a andragogia como um modelo que pode promover uma aprendizagem significativa para os adultos.

Características da Abordagem Andragógica

A andragogia surgiu como uma abordagem específica para a aprendizagem de adultos, em contraste com o modelo pedagógico tradicional. Ao adotar uma perspectiva distinta da aplicada à infância e adolescência, a andragogia foca no aprendiz adulto e suas particularidades. No quadro abaixo, Knowles, Holton e Swanson (2005) comparam as características de cada etapa do processo andragógico com a abordagem pedagógica:

Contrastando com os pressupostos da pedagogia tradicional, que geralmente atribui ao professor a responsabilidade exclusiva pelo planejamento e direcionamento das ações de aprendizado, a andragogia vê o educador como um facilitador. Isso permite ao estudante assumir maior responsabilidade e autonomia na aquisição do conhecimento, destacando suas vivências, necessidades e expectativas.

Andragogia na Prática

Knowles, Holton e Swanson (2005) propõem de forma sistemática um modelo prático de andragogia composto por três dimensões inter-relacionadas no processo de construção do conhecimento do adulto. Essas dimensões são: objetivos e propósitos para a aprendizagem, diferenças individuais e situacionais, e os princípios fundamentais da aprendizagem de adultos.

O primeiro aspecto aborda o crescimento individual, institucional e da sociedade como finalidades da aprendizagem andragógica. Isso significa que o objetivo não é apenas o desenvolvimento pessoal do aprendiz, mas também a melhoria das instituições e o progresso social promovido pelo indivíduo transformado pela educação.

Outro ponto essencial nesse modelo são as diversas variáveis que influenciam a aprendizagem. Primeiramente, as diferenças relacionadas ao tema, já que diferentes assuntos podem exigir abordagens e estratégias específicas para um melhor aproveitamento. Também há as diferenças situacionais, que se referem às circunstâncias em que o processo de aprendizagem ocorre, como o ambiente educacional e os recursos disponíveis. As diferenças individuais dos aprendizes constituem outro elemento crucial a ser considerado. Personalidade, estilos de aprendizagem e conhecimentos prévios, entre outros fatores, têm um impacto direto no aprendizado.

Princípios da Andragogia

A andragogia na prática é fundamentada por seis princípios essenciais da aprendizagem de adultos:

Necessidade do aprendiz de saber: Antes de se engajar no aprendizado, o adulto precisa entender os motivos pelos quais deve estudar algo, incluindo o que será aprendido e como isso ocorrerá.

Autoconceito do aprendiz: Em geral, os adultos são capazes de reconhecer suas necessidades de aprendizagem e de dirigir seu próprio percurso educacional com autonomia e responsabilidade.

Experiência anterior do aprendiz: Ao longo da vida, os adultos acumulam uma vasta gama de vivências que servem como recursos para a aprendizagem e dão significado ao conhecimento adquirido, moldando sua visão de mundo.

Prontidão para aprender: Ao contrário das crianças, cuja motivação para estudar muitas vezes depende das estratégias de ensino adotadas pelo educador, os adultos geralmente se dispõem a adquirir conhecimentos que são diretamente relevantes para sua vida e desenvolvimento pessoal.

Orientação para a aprendizagem: Os adultos tendem a direcionar seus estudos para questões práticas do cotidiano, focando na resolução de problemas. Essa contextualização facilita o aprendizado.

Motivação para aprender: Embora existam estímulos externos, como a busca por melhores salários ou promoções, a principal motivação para a aprendizagem em adultos geralmente é intrínseca, relacionada à autoestima e à realização pessoal.

Conclusão

Por fim, a andragogia é uma ferramenta poderosa para promover a educação de adultos de maneira eficaz e significativa. Ao compreender as características e necessidades dos alunos adultos, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem mais propícios ao desenvolvimento pessoal e profissional. Dessa forma, a Andragogia não só atende às necessidades imediatas dos adultos, mas também os prepara para enfrentar os desafios contínuos da vida moderna.

Diante disso, é crucial pensar em ações educacionais adequadas à realidade dos adultos, que possuem uma identidade própria baseada em suas experiências de vida. Esses indivíduos necessitam de recursos e práticas que deem significado ao seu aprendizado. Nesse sentido, a andragogia se apresenta como um modelo educacional eficaz para promover a formação completa desses educandos.

Referências

KNOWLES, Malcom S.; HOLTON, E. F.; SWANSON, R. A.. The Adult Learner: The Definitive Classic in Adult Education and Human Resource Development, 6th ed. San Diego, Califórnia, USA, Elsevier, 2005.

KNOWLES, Malcom S.; HOLTON, E. F.; SWANSON, R. A.. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

OSORIO, A. Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Horizontes Pedagógicos, 2003. 

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