
O Simpósio Fluminense de Jogos e Educação é organizado pela Ludus Magisterium, uma sociedade civil de educadores que utilizam o lúdico em suas práticas pedagógicas. Em sua 4ª edição, o simpósio terá abrangência nacional, trazendo educadores de diversos estados. O evento promoverá diálogos entre esses educadores por meio de palestras, mesas redondas e sessões de teste de jogos, visando ampliar a abrangência das pesquisas e unir pessoas com objetivos comuns. O tema deste ano é “Enlaces entre design e educação”, e para isso, a Ludus Magisterium estabeleceu uma parceria com o Laboratório Deseduca da ESDI/UERJ para promover a troca de conhecimentos.
Inscrições: até 20/05/2024
Data do Evento: 25/05/2024.
Programa do Simpósio
Iniciado em 2018, o Simpósio Fluminense de Jogos e Educação é um evento anual de caráter acadêmico, realizado a cada ano em uma instituição de ensino diferente e organizado pela rede Ludus Magisterium. Sua missão é reunir pesquisadores, educadores e interessados em educação lúdica, promovendo o desenvolvimento do conhecimento e a troca de saberes e práticas neste campo, que tem passado por significativa renovação na última década.
A edição inaugural, em formato piloto, ocorreu na escola Oga Mitá, na Tijuca, e contou com cerca de 60 participantes. Na segunda edição, o evento mostrou seu potencial nacional ao reunir cerca de 450 inscritos de todo o país no CEFET-RJ, incluindo palestrantes, apresentações acadêmicas e oficinas. A terceira edição, realizada no IFRJ em 2022, marcou o retorno do simpósio após uma pausa prolongada devido à pandemia, com uma participação semelhante à da primeira edição.
A quarta edição, planejada para ocorrer na ESDI, será realizada em conjunto com o I Simpósio Brasileiro de Jogos e Educação. Além da programação acadêmica tradicional, este evento contará com a I Plenária Ludus Magisterium e algumas atividades híbridas, combinando presença física e digital.
O tema desta edição explora a interseção entre design e educação, destacando a influência dos jogos de tabuleiro e métodos educativos recentes. Ao questionar “qual é o design de uma educação com jogos”, o IV Simpósio Fluminense/I Simpósio Brasileiro de Jogos e Educação estimula a reflexão integrada entre três campos inicialmente distintos, mas que se aproximam cada vez mais: jogos, design e educação.